Cintia Comelli

10 de maio

MEU DESAFIO #25dayssugarfree

Meus 25days sugarfree

 

No dia 24 de março iniciei meus #25dayssugarfree. Eu sempre quis encarar esse desafio, e sabia que realmente seria um desafio, pois venho de uma família bem formiga, e embora tenha todo um cuidado em evitar excesso de doces, açúcares ruins, aqui em casa não raro temos um bolinho ou biscoito para o café etc. Bom além de um auto desafio – e é tão bacana a gente se propor a algo que pra gente seja desafiante né?! - para mim como nutricionista considerava importante passar por essa experiência de ficar completamente sem açúcar, uma maneira de me colocar no lugar de pessoas que por motivos de saúde/doença precisam de longos períodos sem açúcar. Queria poder dizer para as pessoas como é ficar sem açúcar, as sensações, como lidar com isso no dia-a-dia, no auto controle, no respirar fundo de olhar para um doce e muitas vezes saber que aquilo não é o mais importante e tomar a decisão de simplesmente não comer.

Aqui em casa não utilizamos açúcares refinados, mas usamos mascavo e açúcar de coco e as vezes demerara, mel e melado de cana em receitas e a proposta foi passar estes 25 dias inclusive sem estes tipos de açúcares e muito menos mergulhar no consumo de produtos com adoçantes. Dentro das minhas regras estava permitido para vezes ocasionais usar chocolate adoçado com maltitol ou xilitol e stévia pura caso fosse necessário. E para adoçar bolo ou algum preparo tipo biscoito banana e/ou tâmaras. Para preparo dos meus pães (uma fonte de açúcares sempre é utilizada para dar substrato para o fermento desenvolver) utilizei 1 vez leite zero lactose e nas demais vezes suco de maçã puro orgânico. Então durante alguns dias utilizei chocolate amargo da callebut zero açúcar (que é adoçando com maltitol) e uma vez quando estava em viagem comprei um bolo de banana adoçado com stévia.   

Desafio #25dayssugarfree vencido e lições aprendidas! Bem nesses dias pude ter aprendizados e conclusões que foram bem importantes pra mim. Primeiro e um dos mais importantes: compreendi que a minha vontade ou necessidade de doces é puramente emocional – se assim posso expressar, um agrado, um prazer. Em alguns momentos que preparei versões de bolinhos sem açúcar, não foi de maneira alguma por falta de energia. Mas sim pelo costume, força de hábito de comer o tal do bolinho com café do final de semana. Falando em falta de energia o que passa pela cabeça da maioria das pessoas quando se pensa em ficar sem açúcar é que na certa vai faltar energia e o mal humor vai bater. E posso dizer pra vocês uma coisa que fiquei impressionada: após 5 dias sem açúcar já sentia minha energia melhor pra tudo!!! Nestes 25 dias mantive minha alimentação normal com carboidratos de boa qualidade e demais nutrientes em quantidades normais também. Não fiz uso de sucos de frutas em grandes quantidades e frutas em excesso para compensar, definitivamente mantive um consumo de frutas bem normal 2 a 3 por dia e 1 a 2 vezes na semana tomei minha dose básica de 50mL de suco de uva integral.

Uma outra questão é quando você toma a decisão de ficar sem açúcar, percebe ainda mais como nessa vida tudo leva açúcar. Se você analisar rótulos tudo, mesmo um produto salgado leva açúcar. Bom e nesse processo todo tive 2 “contaminações” com açúcar. Uma vez que estava ministrando um curso e uma das receitas era um molho de tomate, que depois de ter provado para ver como os participantes haviam temperado me recordei que a receita levava 2 colheres chá de mascavo. Mas tudo bem, isso em um litro de molho, então devo ter ingerido ppm’s de açúcar rsrsrss. E em outro momento num molho de restaurante, que só depois de ter começado a refeição me recordei que o molho possivelmente teria açúcar na composição.

E por fim não posso deixar de contar a vocês que emagreci cerca de 2kg nesse processo, com uma mudança significativa na circunferência abdominal. Gente isso mantendo normalmente minha dieta – que tudo bem por mais que seja uma alimentação funcional, saudável - já é minha rotina para o meu organismo e mantive também a mesma rotina de atividade física.

Outros efeitos positivos percebidos, mais serenidade, melhor concentração, menos ansiedade.

E por fim digo a vocês que eu não vou viver zero açúcar, para fazer esse agradinho de vez em quando, mas vou manter uma rotina com bem menos do que já comia. Imensamente feliz em poder compartilhar com vocês essa experiência, Desafie-se também J  Agora Partiu próximo desafio #21diassemcarne #21daysmeatfree.  

#25dayssugarfree #meudesafio #sugardetox #25diassemaçúcar  

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