Cintia Comelli

25 de janeiro

TÁBUA DE BAMBU

Série UTENSÍLIOS E SAÚDE: Tábua de Bambu 

Você quer sempre optar por bons, práticos e saudáveis materiais na sua cozinha, e quando o assunto é tábua de corte fica dúvida afinal qual usar?

Eu opto por usar tábuas de bambu, acho elas incríveis, um material sustentável, higiênico, lindas e claro para quem ainda gosta da sensação de cortar em uma tábua de madeira, poderá sentir o mesmo com a tábua de bambu e sem dúvida com muitooo mais higiene, visto que a madeira é um material “vivo” que tem uma porosidade porosidade natural e com facilidade e acumula resíduos, bactérias e fungos. O que não acontece com o bambu que contém propriedade antibacteriana.

A saber o bambu tem um período de crescimento curto, cerca de 3 ou 4 anos, e média de 100 anos de vida. Uma vez cortado, logo nasce um novo broto através dos caules subterrâneos (rizomas). Os produtos em bambu também possuem um agente natural que previne a proliferação de bactérias e ainda as combate.

Elas são bem duráveis, desde que sejam de qualidade e bem cuidadas.

As marcas de tábuas de bambu que uso em casa e recomendo são as da Welf, Zwilling twin e da Maxwell and Williams. Elas não são as mais baratas mas tem alta qualidade e valem muito a pena. Além do uso para corte, a beleza dessas tábuas permite que você as use para compor uma mesa por exemplo com pães, entradas, frios quando quiser der um ar mais natural para a sua composição.

Os sites que você encontra essas tábuas: www.pepper.com.be, www.utiliplast.com.br , www.chefmania.com.br

Agora anote essas dicas para cuidar e preservar ao máximo suas tábuas de corte de bambu J e também outros utensílios desse material:

Lavar a mão com pano ou espoja úmida, água morna e um detergente suave, enxaguar, colocar a tábua de pé para secar. A cada de 2 semanas unte a tábua com fina camada de azeite de extra virgem, que auxilia na formação de uma película protetora, que ajuda evitar penetração de umidade e ajuda a conservar a cor natural do bambu. Evite expor a tábua a temperaturas extremas e excesso de umidade, por exemplo deixar a tábua imersa em água ou outros produtos.

 Desejo a todos uma ótima semana! 

Beijos

Cíntia 

 

505 pessoas gostaram deste conteúdo.

Gostei