Cintia Comelli

17 de novembro

Baunilha

Baunilha é um dos ingredientes mais maravilhosos na confeitaria. É uma planta da família das orquídeas, com aroma incrível! Alguns estudos já citaram que o compostos do extrato de baunilha podem ter atividade antioxidante e de aumentar os níveis de serotonina. Para vocês algumas dicas de como usar a baunilha.

Fava de baunilha

Para utilizar a fava, você deve abrir ao meio no sentido de comprido e retirar as sementes, e são estas que são utilizadas nas sobremesas. O custo da fava de baunilha no Brasil é bem elevado, assim pode-se optar por algumas opções mais acessíveis como:  

 

Extrato puro de baunilha

O extrato puro seria o substituto em receitas que pedem a fava. Normalmente usa-se 2 colheres de chá de extrato para uma receita de bolo tamanho normal. Pode ser usado também  em cremes tipo confeiteiro, pudins, biscoitos ou onde sua imaginação de confeiteiro pedir um toque de baunilha. Você poderá encontrar extrato puro das marcas Nomu ou da Bombay ou da Valeso. Estes três são bons, não são muito baratos mas ainda em termos de custo melhor que a fava. Eu também gosto muito de um que comprei numa escala que fiz na Republica Dominicana, lá a Baunilha é muitooo barata, caso alguém passe por lá pode aproveitar.  

 

Açúcar abaunilhado da Grão Vizir

Gosto muito desta opção para polvilhar sobre bolos com frutas, fica muito especial. É um açúcar orgânico aromatizado com a fava de baunilha mesmo; você até consegue ver uns pontinhos pretos que são da baunilha.

 

Extrato de baunilha Caseiro

Esta é uma boa receita já que a fava de baunilha tem um custo muito elevado, e nem sempre você encontra facilmente um extrato puro. Encontrei esta receitinha no site da Danielle Noce. E com certeza vai sair mais em conta do que usar em toda receita que fizer um ou 2 favas.

Você vai precisar de:

200mL de vodka

4 favas de baunilha

1 garrafinha de vidro

2 colheres chá de açúcar demerara pulverizado

Modo de preparo

Abrir as favas de baunilha ao meio e remover as sementinhas.

Colocar tudo em uma garrafinha ou recipiente de 300mL. Adicionar 200mL de vodka de forma que cubra as favas. Tampar, agitar bem assim que preparar e 1 vez por semana. O ideal é guardar em local escuro por 2 meses antes de usar. 

551 pessoas gostaram deste conteúdo.

Gostei